728x90 AdSpace

PROMO-BANER.jpg
Agora News
quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Como instalar um exaustor de banheiro de forma automatizada

exaustor de banheiro ligação

O exaustor de banheiro conhecido também como micro ventilador possui muitos benefícios e ao contrário do que se imagina consome pouca energia e quanto aplicado com um sensor de movimento temporizado o gasto é menor ainda, atualmente o exaustor de banheiros possui hélices que proporcionam uma ótima vazão e são muito silenciosos.

Basicamente existem 3 formas de instalação para atender diversas necessidades, são simples e descomplicadas, porem o instalador deve se ater as especificações do fabricante quanto à altura da instalação, a tensão do produto bem como ao tipo de sensor que deve ser aplicado.

Os benefícios do exaustor de banheiro


  1. Desumidificação - causados por vapores dos chuveiros (evita bolores e fungos)
  2. Dissipador de calor - causado por chuveiros e secadores
  3. Desodorizador - Causados por urinas, fezes e agentes de limpeza e higiene


Claramente os benefícios do ambiente que possua um exaustor são enormes, principalmente na questão da saúde e bem estar e dever ser muito considerada quando por uso em banheiros coletivos públicos.

Formas de instalação do exaustor de banheiros


  • Simples -´quando instalados a um interruptor manual
  • Automático - quando instalados a um sensor de movimento (presença)
  • Automático conjugado - quando instalador a um sensor de movimento em conjunto a lampada


Por uma questão de consciência socioambiental e econômica, a indicação de instalação do exaustor de banheiro sempre sera na forma automática conjugada para que se tenha a maior eficiência energética possível, utilize um sensor temporizado para que se desligue sozinho quanto o banheiro for ausente de pessoas.

Ligação simples direta


Ligação simples automática



Ligação automática conjugada



Obviamente este esquema está desenvolvido à partir da maioria dos tipos de sensores de presença e movimento, porém é indicado consultar o manual do fabricante para identificar a saída do relé e a capacidade de carga suportada, verifique também se possui temporização e a compatibilidade da lampada que você utilizará junto com o exaustor de banheiro, ajuste o tempo adequado pois é melhor ser acionado mais vezes do que perder muita energia com o ambiente vazio, boa sorte !

 exaustor axial ventisol banheiros



  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

7 comentários:

  1. Muito om, fiz a ligação direta e saiu certinho, vlw mto bom o blog

    ResponderExcluir
  2. Muito bom sua matéria amigo, seria bom ressaltar que na sua ilustração o fio VERMELHO está representando o NEUTRO e o PRETO está representando o FASE e RETORNOS. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Justo agora que vi a matéria estava preparando para instalar o meu no banheiro da loja. Comprei o sensor de presença temporizador de 15 minutos. Quando entra no banheiro aciona por 15min. Se ficar lá por mais de 15 min sem se mexer o exaustor pára. E quando se movimentar de novo mais 15min de funcionamento. Optei por 15min pq nesse banheiro não tem janela. Exaustão natural é fraca. Obrigado pelas dicas!

    ResponderExcluir
  4. Muito bacana, instalar um exaustor banheiro parece bem complexo, mas do seu método pareceu muito mais simples!

    ResponderExcluir
  5. Marcelo Amirati
    Meu exaustor esta ligado junto com o interruptor da luz, gostaria de individualiza, poderiam me ajudar?

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho um exautor de 220v como fazer a ligação em um sensor de teto. Somente exaustor e sensor de teto, vcs podem me enviar o esquema.

    ResponderExcluir

Item Reviewed: Como instalar um exaustor de banheiro de forma automatizada Rating: 5 Reviewed By: FastSeg