728x90 AdSpace

Image and video hosting by TinyPic
Agora News
domingo, 20 de setembro de 2015

Como funciona a lampada fluorecente



No bulbo ou envoltório de uma lampada fluorecente existe gás sob baixa pressão que são argônio e mercúrio rarefeito tendo em suas extremidades de contato um filamento revestido com um óxido. Seu principio de funcionamento é baseado em arco elétrico ou arco voltaico, de forma que quando acionados filamentos se aquecem emitindo partículas de elétrons que por sua vez desencadeiam a ionização do gás.

Então o disparador conhecido como starter interrompe o circuito desligando o aquecimento dos filamentos e logo então entra em ação o reator que gera instantâneamente um impulso de alta voltagem descarregada no argônio que aquece e vaporiza o Mércurio e inicia-se a luminecência potencializada pelo brilho do fosforo.

" Um dos eletrodos é uma tira bi metálica que se entorta quando é aquecida. A pequena quantidade de calor da lâmpada de descarga acesa entorta a tira bi metálica, então ela faz contato com o outro eletrodo. Com os dois eletrodos se tocando, a corrente não precisa pular mais como um arco. Conseqüentemente, não vão existir partículas carregadas fluindo através do gás e a luz se apaga. Sem o calor da luz, a tira bi metálica esfria, se afastando do outro eletrodo"



Confira o funcionamento do acionador Starter, porem já quase em desuso pela substituição pelos sistemas de partida rápida já embarcados nos reatores, o starter é responsável pelo disparo do arco e o recolhimento dos filamento, desaquecendo e economizando energia elétrica.



Apesar de eminente substituição total pela tecnologia das lampadas de led tubular, as lampadas fluorecentes ainda são muito utilizadas pela sua eficiência, preço e durabilidade que chegam a ter uma vida média de 10.000 horas uso.


  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Como funciona a lampada fluorecente Rating: 5 Reviewed By: Mauricio Pagliaccio