728x90 AdSpace

PROMO-BANER.jpg
Agora News
sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Como automatizar motobombas para reservatórios de água

Um dos sistemas de automação mais empregados em edifícios e sítios, o sistema de automação de motobombas é responsável por gerir e prover abastecimento de agua entre dois reservatórios distintos denominados reservatório inferior (cisterna/captador) e reservatório superior (caixa/reservatório) de forma automática e com intuito também de evitar queima de motores e transbordamentos mantendo o equilíbrio dos sistemas.

Neste esquema existem três possíveis combinações de contatos das bóias de nível que são: NA/NF compreende dois reservátorios cheios, NF/NA compreende dois reservatórios vazios e por fim NF/NF que compreende motor ligar e transferencia de líquidos/agua.

O esquema de ligação é feito em série (conforme foto) para motobombas de até 3/4 HP, porem para bombas com potência superior á 3/4 deve-se prover o sistema com uma contatora de carga relativo a potência empregada e então á serie é feita nos bornes da bobina magnética.









Para processos industriais existem bóias e medidores de nível específicos para alimentação de maquinários, processos de tratamento e reuso de agua e até para uso contra incêndio com bombas de recalque e pressurizadores, este tipos de sistemas são um pouco mais elaborados e exigem conhecimentos específicos de automação em inversores, contatoras, relés, sensores indutivos entre outros.


  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

8 comentários:

  1. ótimo Blog, parabéns, devemos auxiliar nossos técnicos fornecendo conteúdos aproveitáveis como estes, afim de qualificar ainda mais a mão de obra e conhecimento.
    nós da A.L. Projetos e Instalações estamos a disposição para auxiliar em trabalhos e esclarecimento de dúvidas técnicas.
    http://www.alprojetos.comunidades.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado A.L Projetos pelo comentário e colaboração com o setor, cordial abraço !

      Excluir
  2. Já está adicionado aos meus favoritos.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, muitas coisas que acham simples aqui e bem expricado e de grande ajuda, parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Me tirem uma dúvida, não está proibido colocar tensão elevada num recipiente molhado, segundo NR10?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Robson, obrigado pelo questionamento - Olha só todos equipamentos elétricos utilizados em automação de liquidos são selados e desenvolvidos para isso com homologação Inmetro, a NR 10 trata sobre a segurança em instalações especificamente, outras normas tratam de concepções e especificidade, grato

      Excluir
    2. Boa noite meu amigo, ví seu post e percebo que vc nao comece muito sobre a utilização do produto que questiona.
      Pois bem, o nome é chave boia e a mesma tem a função de abrir ou fechar um circuito. Em relação aos cabos, não se preocupe, pois o mesmo é blindado e necessita esta submerso para a atuação de seus contatos.
      Espero ter ajudado rs

      Excluir

Item Reviewed: Como automatizar motobombas para reservatórios de água Rating: 5 Reviewed By: FastSeg