728x90 AdSpace

PROMO-BANER.jpg
Agora News
terça-feira, 22 de setembro de 2015

6 Dicas de como instalar uma cerca elétrica eficiente

Vamos abordar neste tutorial 6 dicas para você instalar uma cerca elétrica realmente eficiente e que está direcionado para instaladores que já possuem conhecimentos sobre a cerca elétrica, caso você esteja iniciando no segmento sugiro que se cadastre na pagina de inscrição que brevemente será lançado apostila "Cerca Elétrica Sem Segredos" que será abordado todos tópicos passo à passo.


Agora nesta matéria vamos abordar 6 dicas que considero sumariamente importante para elevar o nível de segurança e durabilidade do sistema de cerca elétrica, que por muitas vezes são negligênciadas ou passam desapercebidas por simples falta de conhecimento relacionado ao sistema de cerca elétrica.

É bem sabido e de conhecimento que para instalar uma cerca elétrica basta uma central de choque com bateria acoplada, uma ligação ao perímetro do circuito por um cabo de alta isolação, hastes de aterramento e aquele repuxo para deixar e cerca elétrica bem esticadinha e com uma estética maravilhosa, certo? Certo mas será que é só isto ? Será que podemos fazer algo à mais, ou algo a menos ? É claro que sim e obviamente não sabemos de tudo e tudo tem seus macetes e segredos, vamos então as 6 dicas para instalar uma cerca elétrica eficiente.



Escolhendo a central de choque


Parece que não mas a escolha da central faz toda a diferença, depende da marca poderá influenciar no disparo, na sensibilidade da fuga e é claro na durabilidade, não quero influenciar na escolha então citarei as quatro melhores (na minha opinião) do mercado: JFL Alarmes, Intelbras, Shelter, GCP.


Local da Instalação da eletrificadora


Evite sempre que possível instalar a central da cerca elétrica no interior do imóvel, a concepção da central de choque é para área semi aberta ou nalgum abrigo, cerca elétrica dentro de salas atrás de cortinas sofás alem de ser propícios a incêndio, obrigam a utilização de maior metragem de cabo de alta isolação inclusive passando por furações super apertadas.


Quanto ao cabo de isolação


Sempre utilize cabo de alta isolação de alta qualidade (condutti, shelter, pirelli) e na maior bitola possível, saiba que a maior incidência de disparos falsos depois de filamentos em curto é do cabo de alta isolação, principalmente aqueles de menor bitola.


Quanto ao aterramento do sistema da cerca


Jamais utilize o neutro-terra da fornecedora, faça um aterramento exclusivo para cerca elétrica com haste de no minimo 2,20 em solo úmido de preferência, outra dica de aterramento é quanto ao sistema de apoio: Veja matéria como fazer um aterramento de apoio para cerca elétrica


Qual tipo de haste utilizar


Um erro comum e corriqueiro é quanto a instalação de hastes de 6 fios em qualquer instalação, tenha muito critério pois a haste de 6 fios é indicado somente para áreas de divisas de lajes ou telhados, em muros vazados nos dois lados dê preferência para haste de 4 fios, explico: haste de 6 fios tende a afrouxar os fios precocemente na primeira chuva de granizo e também desconfie de hastes baratinhas com isoladores de plastico que trincam com o tempo ocasionando fugas e disparos quando chove.


Empregando laço de sirene


O laço de sirene é pouco conhecido e aplicado, no entanto sua eficiência é alta e comprovada principalmente por empresas de monitoramento, aprenda agora como instalar um laço de sirene.


Dicas bônus para instalação de cerca elétrica


Faça isolação da interligação do cabo de alta isolação com o fio de inox aplicando uma camada de esmalte de unha, ou então fita isolante liquida, evite derivações da cerca elétrica com trechos superiores a 20 metros e evite instalar hastes retas nos cantos, isto dá dor de cabeça posteriormente, então utilize haste de canto.

  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

29 comentários:

  1. Boa tarde! Tenho uma central eletrificadora e gostaria de saber sobre a possibilidade de usa-lá em 75 metros de concertina.

    ResponderExcluir
  2. Olá Moises, concertina não pode ser eletrificada poi está em consatante curto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela atenção.

      Excluir
    2. Moisés além da informação do colega sobre permanente curto da concertina, em alguns estados sua eletrificação é proibida.

      Excluir
  3. Olá pessoal!
    Tenho uma dúvida , há possibilidade de fazer a energização da cerca elétrica, no meio do percurso e não no início .?

    ResponderExcluir
  4. Olá pessoal!
    Tenho uma dúvida , há possibilidade de fazer a energização da cerca elétrica, no meio do percurso e não no início .?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thiago, tem sim ! para isto vc dee utilizar uma haste especial de 5 isoladores e fazer a saida do circuito para lados distintos e fazer o fechamento na ultima haste, boa sorte !

      Excluir
  5. Boa tarde. Qual o melhor fio para residências, 0.45 ou 0,60?

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde. Qual o melhor fio para residências, 0.45 ou 0,60?

    ResponderExcluir
  7. Boa noite!
    Vou por em 60 metros de muro, devo colocar molas puxadoras!? Se sim, quantas, em que local e como se tais molas !? ronieboy@ig.com.br

    ResponderExcluir
  8. Boa noite!
    Vou por em 60 metros de muro, devo colocar molas puxadoras!? Se sim, quantas, em que local e como se tais molas !? ronieboy@ig.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, utilize repuxos em cada lance de 30 metros, abço

      Excluir
  9. ola amigos,,uma dúvida,,,pode instalar a antena de tv a cabo bem próximo da cerca elétrica?

    ResponderExcluir
  10. Comprei o produto ECR18 e chamei um técnico pra fazer a devida instalação, mas após a instalação e quando ativada a sirene fica constantemente fazendo um barulho como se fosse o pulso de tensão, achei que isso não era normal, até porque tenho outra central e ela não faz isso, pode me ajudar ?

    ResponderExcluir
  11. Olá amigo, sim com certeza o fio da sirene deve ter sido passado junto com o cao de alta isolação este por sua vez deve ser fino e de baixa qualidade, é um problema corriqueiro, deve se primeiro separar os caos e substituir alta isolação, gde abraço !

    ResponderExcluir
  12. Olá. .. minha cerca disparou o alarme uma vez e desde então não consigo mais ligar novamente... e meu controle tem três botões mas não há nada escrito ou indicando qual faz a religacão.. como religo a cerca?

    ResponderExcluir
  13. Olá. .. minha cerca disparou o alarme uma vez e desde então não consigo mais ligar novamente... e meu controle tem três botões mas não há nada escrito ou indicando qual faz a religacão.. como religo a cerca?

    ResponderExcluir
  14. Boa noite instalei uma central jfl ecr18i mas em alguns pontos tos fica dando uns estalos mas sem centelha o que pode ser usei o aterramento da casa o que será que está acontecendo recendo

    ResponderExcluir
  15. Olá... tenho uma cerca eletrica instalada .. ouve o disparo de um alarme uma vez e desde então n consigo religar a central eletrificadora com o controle que contém 3 teclas.. Mas n indica qual é a carta para religar e tbm n indica se tem alguma combinação entre elas.. como faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Provavelmente houve ruptura na sua cerva, nesse caso é recomendado entrar em contato com um técnico.

      Excluir
  16. Olá... tenho uma cerca eletrica instalada .. ouve o disparo de um alarme uma vez e desde então n consigo religar a central eletrificadora com o controle que contém 3 teclas.. Mas n indica qual é a carta para religar e tbm n indica se tem alguma combinação entre elas.. como faço?

    ResponderExcluir
  17. Olá
    Posso eletrificar a cerca no meio da série. Pq a central fica uns 30 metros do início da série

    ResponderExcluir
  18. Ola posso usar para conter cachorros

    ResponderExcluir
  19. Olá Boa noite guando o muro tem telhas como protesao tem jeito de fixar os hastes?

    ResponderExcluir
  20. Boa noite, para prolongar a cerca com pelo menos mais 4 hastes, preciso repassar todos os fios ou posso derivar da última haste e continuar a passar os fio?

    ResponderExcluir
  21. Oi estou com problema no cabo de aterramento mesmo está centelhando o que posso fazer pra resolver.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  22. Boa noite para interligar 2 cercas em pontos diferentes em uma central como faço?

    ResponderExcluir
  23. Olá boa noite eu queria saber ... Tenho uma central e preciso mont lá como passo o fio de alta isolação até a cerca?

    ResponderExcluir
  24. Gostaria de saber qual a distância mínima do ultimo cabo de baixo de uma calha ou rufo por exemplo.

    ResponderExcluir

Item Reviewed: 6 Dicas de como instalar uma cerca elétrica eficiente Rating: 5 Reviewed By: FastSeg